quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DIA DO PROFESSOR


Ainda que desprestigiado em nosso país, o professor (ou melhor, o EDUCADOR) é fundamental para o crescimento de uma nação, para o fortalecimento de uma sociedade, para a construção da cidadania.

Professor não é apenas aquele que ensina, mas aquele que apóia, aquele que acolhe, aquele que fala, mas também ouve, aquele que ajuda a construir o conhecimento. O professor é aquele que sempre aprende!

Abaixo coloco alguma palavras que recebi por e-mail sobre professores para refletirmos um pouco sobre esta nobre profissão.


PARA SOLO E ORQUESTRA
Nilma Lacerda


“Tem professor que segue o livro. Tem professor que duvida. Tem professor que arma conta. Tem professor que pensa o problema. Tem professor que aceita o caderno de caligrafia. Tem professor que aposta na folha em branco. Tem professor que ensina o uso da régua e esquadro. Tem professor que prefere à mão livre. Tem professor que gosta de flor no caderno. Tem professor que prefere a pauta. Tem professor com voz de trombone. Tem professor com voz de flauta. Tem professor que deixa entrar depois da chamada. Tem professor que não dá presença para quem chega atrasado. Tem professora que é meiga e o aluno aprende melhor. Tem professor que é durão e o aluno aprende pra sempre. Tem professor que chora de emoção quando o aluno difícil aprende a escrever o nome. Tem professor que ri quando pega a carta de amor escondida entre as folhas do exercício. Tem professor para quem a letra é um traço escuro na folha branca. Tem professor para quem a letra é um risco claro no espaço escuro. Tem professor que gosta do livro na escola. Tem professor que prefere o livro na vida. Tem professor pra quem biblioteca é o prédio mais importante de um país. Tem professor que acha que a biblioteca é dentro de cada um: pode-se mergulhar. A orquestra se faz de agudos e graves e a música nasce da disposição das vontades e dos talentos dos maestros.”

Nenhum comentário: