sexta-feira, 19 de março de 2010

Eleições 2010

Este ano é um ano eleitoral. Uma eleição que confrontará dois governos, dois projetos, duas formas de compreender o papel do Estado. São 8 anos de FHC X 8 anos de Lula. É Serra X Dilma. Sei que há quem diga que tem o Ciro, a Marina, ou outros, mas me desculpem, a não ser que haja algo de grande mudança esses serão apenas coadjuvantes. O que não quer dizer que não terão sua importância. Como em um filme, muitas vezes, os coadjuvantes acabam fazendo toda a diferença, mas ainda assim são coadjuvantes!

É inegável que o Brasil já vive há mais de dez anos uma polarização política, o que vejo como salutar, como amadurecimento da democracia. De um lado a aliança DEM/PSDB, de outro PT/PCdoB e outros aliados nem sempre fiéis em ambos os lados. Queiram ou não, é preciso reconhecer que será uma eleição plebiscitária, o que torna a candidata petista ainda mais forte. A aprovação do governo Lula é fato inédito em nossa história e será muito difícil derrotar uma candidata com seu apoio. As pesquisas já mostram um surpreendente crescimento de Dilma, antes do esperado. Outro ponto crucial é o papel do Estado: de uma lado o Estado mínimo neoliberal dos 8 anos de FHC, de outro o Estado indutor do desenvolvimento dos 8 anos de Lula.

As regionalidades também marcarão estas alianças que terão suas peculiaridades em cada Estado, ou mais ainda, em cada canto deste país.

Em meio a tudo isto está o PMDB que desde a reabertura democrática está no poder, seja qual for o governo. É um partido que sempre está no poder sem precisar ser eleito, o que demonstra sua grande força política e que pode mais uma vez ser o fiel da balança. Tudo indica que se aliará nacionalmente com o PT de Dilma, mas nestas peculiaridades regionais sabemos que é inconcebível uma aliança PT/PMDB no RS, assim como aqui no município de Rio Grande.

Tudo isso faz parte do jogo político e cabe ao eleitor prestar atenção no jogo, nas cartas que estão sendo lançadas.

Sei que não escrevi nenhuma novidade, nada de mais, apenas algumas palavras introdutórias para começar a falar de eleições 2010 e retomar o funcionamento do blog.

Muitas postagens virão, muitas sobre o mesmo tema.


Nenhum comentário: