quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mais um retorno



Mais uma vez o meu blog volta à ativa.


Muitos assuntos precisam ser tratados e espero conseguir escrever com mais frequência.

Quase um ano inativo. Uma lástima. Este espaço pode e deve ser melhor utilizado.


Assim, retorno destacando um ponto importante que nos remete ao título deste blog: "as palavras ajudam a fazer o mundo social". Como já dizia Bourdieu, palavras constrõem a realidade social. Assim como Foucault que dizia que "o discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou sistemas de dominação, mas aquilo por que, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar".


Faço esta referência para mostrar que espaços como blogs, sites, redes sociais devem ser cada vez mais utilizados como espaços de luta de discurso, de ideias, de verdade, isto é, de política.


O poder midiático pode e deve ser confrontado. Pode e deve ter alternativas, pois se não tiver não teremos de fato democracia. A ideia de que liberdade de expressão garante democracia, com base no falso princípio liberal de que os meios tradicionais de comunicação expressam a verdade, as vontades da sociedade e estão acima do bem e do mal, acima de qualquer possibilidade de regulação, de crítica, apenas encobre os interesses políticos, econômicos e sociais de grandes empresas e de profissionais da comunicação.


É através da crítica e da dúvida sistemática, da discussão e da essência democrática da ágora que devemos partir. Com a busca da construção de uma sociedade melhor para todos, ainda que isso gere apreensão para parte de uma sociedade elitista e conservadora que joga sujo para manter seus privilégios seculares.


Nunca se viu uma América Latina tão organizada, crescente, unida e em franco desenvolvimento. Isso incomoda muita gente, mas muito menos que aqueles que são favorecidos e aqueles que percebem esse momento histórico ímpar em nossa história!



PROGRESSISTAS, ESQUERDISTAS, UTOPISTAS, AQUELES QUE CRÊEM EM UM MUNDO MELHOR PARA TODOS, UNI-VOS!

Um comentário:

athos disse...

Concordo que a mídia que temos não é a ideal, mas a mídia liberal ainda é a que oferece mais oportunidades para questionamentos e para que se descubra outras verdades, opiniões.
Sempre haverá interesses corporativos, e aí colocamos os privados bem como os do Estado, governo, que controlarão os grandes grupos de mídia, e por isto mesmo não acho que a solução estará no controle da referida mídia, e sim apenas, sendo controlada pelo Estado será mais fácil para os mesmos grupos não terem voz dissonante.
Acredito que uma mídia livre, por mais parcial que seja ainda é melhor que uma com controle do governo, vejamos Cuba, antiga URSS, etc..
Concordo que devemos usar mais os meios eletrônicos,, como blogs e redes sociais, pois aí esta algo que ainda não tem controle de ninguém, nem do governo nem de grandes grupos.
Quanto ao crescimento da América Latina, bom isto abre outro debate, mas até onde é mérito dos nossos governos e até onde há interesse dos governos dos países desenvolvidos para que este crescimento aconteça, uma vez que sua população e sua ecoomia estão estagnadas?
Espero ter contribuido de alguma forma, e que continues com o teu blog.