segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Política e Ética



É importante para mim este espaço para poder tratar de política. O mais importante é falar de política de forma séria, para fazê-los pensar a política como parte de cada um de nós, e acredito ser fundamental tratar da relação entre ética e política.
A política é a expressão da sociedade, de suas relações de poder e, portanto, sua ética (ou falta dela) é a mesma que encontramos na sociedade. Se nós vemos nos noticiários diversas condutas antiéticas em nossa política, a culpa não é nossa? Se muitos de nós votamos sem pensar em ética, se muitos escolhem seu candidato pensando em benefício próprio, nada mais normal que isto aconteça também no cenário político.
Desta forma, antes de sermos moralistas, de ficar falando que este ou aquele estão errados, é muito mais importante que sejamos éticos, que pensemos em nossas ações. Devemos ser críticos, discutir, participar, fazer a nossa parte, de forma organizada, coletiva. Que futuro teremos? Não sei, mas cabe a cada um de nós construirmos-lo da melhor forma possível (e até impossível!). Não dando as costas à política, pois assim apenas daremos mais chance a quem quer fazer o mau uso da política.
É muito fácil dizermos que os “políticos” são ladrões se não pensamos que somos nós que os escolhemos. Pensar sobre o que somos, sobre o que pensamos, sobre o que fazemos, este deve ser o primeiro passo para podermos pensar em pessoas melhores, em um mundo melhor, em uma política e uma sociedade melhores.
O filósofo grego Aristóteles já nos alertava da relevância da ética para alcançarmos a felicidade, da importância do bem agir para sermos felizes. Com isto, gostaria de deixar apenas um questionamento para você, leitor, pensar: você é realmente ético?


(continua...)



Nenhum comentário: